TERAPIA DA FALA

 
 
 
 
 
 
 
O que é?
 
A terapia da fala é a área da saúde responsável pela prevenção, diagnóstico, tratamento e estudo científico de patologias, alterações ou dificuldade relacionadas com a comunicação humana e com as funções de cabeça e pescoço (Fala; Linguagem; Voz; Respiração (em função); Alimentação (mastigação e deglutição); Memória; Fluência; Motricidade Orofacial).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Para quem é?
 
A terapia da fala intervém em qualquer idade, desde o nascimento até à idade avançada.
Esta valência interage com mães ainda grávidas, já com diagnósticos realizados através de exames ao longo da gravidez, e famílias para orientar como estimular e cuidar das suas crianças assim que nascem. No entanto, esta interação pode acontecer apenas por orientar relativamente à amamentação, aleitamento, estimulação intra e extra oral e desenvolvimento da criança, sem qualquer diagnóstico.

Nas crianças em idade pré-escolar intervém em dificuldades/alterações de fala, linguagem (os conteúdos ou conhecimentos adequados à idade da criança), alimentação (mastigação, deglutição, sensibilidade intra e extra oral), fluência (gaguez), voz ou qualquer outra função que esteja alterada.

Nas crianças em idade escolar (incluindo adolescentes), além das dificuldades/alterações supracitadas, também se incide nas dificuldades de aprendizagem e de leitura e escrita.

Já nos adultos a intervenção é realizada em patologias ou alterações das funções de cabeça e pescoço, acima indicadas, mas também orienta aqueles que têm como instrumento de trabalho a sua voz, ajudando a cuidar, a higienizar e a usá-la corretamente para que não surja alterações ou patologias provenientes do mau uso/abuso vocal. Pode ainda ajudar a prevenir alterações ou dificuldades que vão surgindo com a idade ao nível da memória, alimentação, fala e voz, mesmo sem o aparecimento de doenças ou problemas neurológicos.